Utilização de Disco Abrasivo

Responsável pela linha de acabamento, a divisão de abrasivos do Grupo Star produz discos em várias dimensões e gramaturas, que são utilizados em lixadeiras e esmerilhadeiras angulares, para desbaste de soldas, rebarbação, eliminação de pontos de corrosão e acabamento em aço inoxidável, metais ferrosos e não ferrosos, inclusive, para afiação de
ferramentas de widia, brocas e metais duros.
Aplicavéis a aço carbono, inoxidáveis, metais ferrosos e não ferrosos. Proporcionam durabilidade e alto desempenho em todos os setores de atividade industrial, como o siderúrgico, automobilístico, metalúrgico, de auto peças e da construção civil.

Atenção Sr. Usuário! Visando orientá-lo a obter melhor rendimento e maior segurança na utilização dos Discos e Rebolos, são destacadas algumas observações e regras básicas (devendo,
para ciência do regramento integral, serem consultadas as normas ABNT NBR 15230 e ANSI 7.1.)

1 – Adote as posições de corte recomendadas, salientando que a peça de corte deve estar sempre firme e bem fixada. O corte deve ocorrer o mais próximo possível da peça de fixação. Vibrações e excesso de força, durante o corte, desgastam o disco mais rapidamente. Portanto, tente equilibrar a força, o necessário para o avanço do corte.

2- Verifique a aparência e o estado visual do produto antes de utilizá-lo.
3- Compare a rotação (RPM) do equipamento usado, com a indicada no rótulo do produto.
4- Use flanges de aperto de tamanho igual e recomendado pelo fabricante do equipamento. O uso de flanges de tamanhos diferentes pode danificar a estrutura do produto e, consequentemente, fazer o produto se romper no centro, durante o uso ou, até mesmo, antes.

5- Deixe o disco / rebolo girar livremente com o equipamento ligado, por até um minuto e observe a regularidade, antes de utilizá-lo.
6- Evite fazer movimentos laterais com o equipamento, durante o corte, para afastar o risco do produto quebrar ou sofrer danos, prejudicando a sua segurança na operação.
7- Nunca tente forçar para ter cortes mais rápidos, isto gera altas temperaturas, o que faria com que o produto vitrificasse e prejudicasse o seu próprio desempenho. A força aplicada durante o corte deve ser suficiente para que o corte avance.
8- Não utilize Discos de Corte para desbaste ou em rebarbarções, o que comprometeria a estrutura do disco e colocaria em risco a segurança do usuário.
10- Os erros mais comuns na utilização dos rebolos abrasivos estão relacionados ao manuseio inadequado. Evitar tais erros, contribui bastante na operação, principalmente, na produtividade e na segurança.